quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O elefante e a borboleta

 O  amor do elefante pela  borboleta que todos os dias batia suas lindas asas coloridas nos arredores de um jardim zoológico nostálgico onde crianças em fila indiana passeavam vez enquanto para admirar os animais.
A borboleta adorava voar e vagar como se dançasse uma valsa celestial investindo em movimentos mágicos sua despretensiosa existência sem notar que despertava no coração do imenso mamífero, palpitações de alegria por presenciar atenciosamente a linda bailarina delicada em suas apresentações.
O elefante recebia atenções especiais em seu cárcere. Os meninos e meninas adoravam quando soprava por sua tromba enorme um jato de água que transformava-se num lindo arco íris de encontro ao sol.
Seu prato predileto?
Ervas com frutas e folhas de árvores.
Árvores estas que brotavam por todos os lados e que emanavam sombras e abrigo para o repouso de sua amada.
Ao aproximar-se do grande e esquisito animal a borboleta com cautela e discrição admirava suas formas arredondadas e o imenso território livre que dispunha para aproveitar o ar fresco que soprava ao entardecer.
O elefante sonhava todas as noites em declarar seus sentimentos para aquele sublime ser, mas os enormes contrastes faziam com que ele apenas a admirasse de longe.
A borboleta livre, frágil e ao mesmo tempo ágil e leve.
O elefante grande, forte, pesado e preso.
Ambos dividiam seus espaços em distintas realidades.
O elefante se imaginava voando ao lado da linda borboleta.
Ela adorava perceber a alegria e a empolgação das crianças ao encontrá-lo.
Enquanto se exibia para ela a sua maneira, ela admirava sua paciência e sua concentração.
Os dois nunca trocaram palavras, somente olhares. Mas algo os aproximava de maneira inexplicável.
O amor do elefante pela borboleta foi tornando-se cada vez maior e certo dia numa noite iluminada ele resolveu declamar um soneto que fizera pensando nela.
Percebeu que Greta (assim resolveu chamá-la) estava tranquilamente admirando as estrelas. Encontrou coragem e se aproximou.
- Te vejo tão linda e tão livre voando pelos campos. Respirando as flores. Quando te aproximas fico mudo quase prendo a respiração para não assustá-la.Não saberia exatamente como dizer tudo que penso quando vejo-a leve e cintilante, graciosa em uma existência de harmonia quase em êxtase com a natureza.
Gostaria de ser pequeno e ter asas para acompanhá-la em todas as suas aventuras, de me elevar a mais do que uma imaginação que me conduza a caminhos aonde talvez nunca venha a conhecer. Sou feliz por adorar-te e admira-la sempre que resolve dar o ar de sua graça. Por outro lado tenho medo de que um dia resolva viajar para longe e nunca mais venha a sentir o imenso prazer que sinto ao despertar e esperar por suas aparições. Uma mistura de balé e teatro, com suas cores que me hipnotizam. Todo esse tempo em que cresci e convivi com esse pequeno espaço que me deram, nunca desejei estar distante de ti, embora tenha total consciência de que vivemos em mundos diferentes. Ao mesmo tempo prefiro estar condenado a esta prisão e ter o privilégio de suas visitas quando conseguimos nos ver do que estar livre e distante dos sentimentos que alimentam minhas verdadeiras intenções a seu respeito. Sei que nunca poderemos nos casar, pois nossas naturezas são muito diferentes, mas preciso dizer que te amo antes que seja tarde demais. Fiz um soneto pra ti e gostaria que lesse escondidinha em sua casa, não precisa me dizer se gostou ou não, pois antes de tudo sou um admirador confesso da forma como leva a sua vida e liberdade é a palavra que tenho para defini-la em meu coração
.

A borboleta ouviu tudo silenciosamente, com um pequeno sorriso no canto da boca. Seus olhos refletiam uma admiração recíproca e ao mesmo tempo se encheram de lágrimas ao ouvir aquele monstro tão gentil e simpático se abrindo em belas palavras.
Disse:
- Ora meu querido elefante. Tenho toda a liberdade do mundo, posso ir onde quiser visitar quem eu quiser assistir e participar de tudo que me cerca. Posso voar e viajar longas distancias conhecer e admirar lindas flores. Posso até desaparecer e aparecer em lugares diferentes, mas por que achas que estou sempre aqui bailando por perto?
Quando te vi pela primeira vez te achei estranho e diferente. Passei algum tempo da minha vida sendo uma pequena lagarta e morria de medo de que pudesse nem me perceber. O tempo foi me transformando, ganhei asas, cores e liberdade. Recebi da natureza o direito de ser e fazer o que quiser e escolhi ficar por aqui, vendo seu caminhar lento mas constante,
sua determinação e paciência em divertir todas aquelas crianças com suas brincadeiras.
Sinto-me feliz em compartilhar essa liberdade com você. Embora tenhamos um contraste de posições, quero que saiba que estarei sempre por perto pois também preciso dizer que te amo e o amor é o desejo de encontrar alguém que viva sinceramente a liberdade de amar alguém só pelo bem querer.


Num vôo rápido a borboleta pousou bem na ponta da tromba do elefante. Os dois se olharam e nada mais foi preciso para justificar aquela relação e o sentimento que os unia.

Nem todas as diferenças.
Nem todas as limitações.
Nem a sensação de que controlas a vida
pode impedir que a semente de um amor verdadeiro
seja semeado quando existe cumplicidade e respeito.
Alguns mais livres.
Outros mais confortáveis.
Será possível amar mais de um ser?

Sim, disse a borboleta.
Mas eles nunca entenderão!


Vitinho Andrade

15 comentários:

  1. Oi amigo!

    Você não confirmou dizendo se recebeu ou não o email com o nome do seu amigo secreto,

    por favor me confirme!!

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. ola passando pra conhecer
    estou no amigo secreto..
    uma boa noite

    andreya!

    ResponderExcluir
  3. Oieee, dia 12 esta chegando para ter a revelação do amigo secreto, quem seráaa? Beijoos :**

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Retribuindo a visita e agradecendo também.
    Espero-te sempre lá.
    Gostei daqui! A segui-lo também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Passando pra conhcer e agradecer a visita ao Luz...

    Abraço iluminado!

    ResponderExcluir
  6. Que história linda vitinho...
    Pena que me pareça meio impossível.
    Não estou muito romântica hoje.
    Amanhã talves.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Vitinho, estou participando do amigo secreto e vim conhecer teu cantinho.
    Que maravilha de texto e euzinha que adoro borboletas, fiquei encantada.

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. "Nem todas as diferenças.
    Nem todas as limitações.
    Nem a sensação de que controlas a vida
    pode impedir que a semente de um amor verdadeiro
    seja semeado quando existe cumplicidade e respeito". Perfeito!!! Gostei.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigo,

    Passei para ver sua postagem do amigo secreto...
    é hoje o dia da revelação...

    Espero que esteja tudo bem!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. O amor verdadeiro está além das compreensões...por isso nos causa tanto espanto...como dois serem diferentes podem sentir um mesmo sentimento..mesmo colocando a impossibilidade como discurso central...quebra paradigmas...quebra de construções padronizadas sociais...a quebra do arquétipo central...a liberdade da borboleta e os "pés no chão" do elefante...personalidade, estruturas e objetivos diferentes...e um mesmo sentimento..

    ResponderExcluir
  11. Vitinho, lindo texto, interessante, tenho um parecido entre uma flor e o carvalho, rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  12. OI!!! Obrigada pela visita, já sou sua seguidora.
    seu espaço é massa, muito inteligente,adorei!
    sim, já votei na enquete também,
    valeu
    abçs e vá sempre por lá

    ResponderExcluir