terça-feira, 22 de novembro de 2011

Eu sou o seu risco ( Arrisque-se)

EU SOU O RISCO que voce corre
atravessando a avenida principal
… sem olhar ou se dar conta
de que atravessa fora do sinal
sem levar em conta ou olhar
para o tráfego que passa
sem contar com os carros
sem contar os carros
correndo pela rua como uma doida varrida
correndo na contra mão no meio da pista
correndo atrás para fugir da vida
correndo como corre um carro de corrida
que não para nos boxes para trocar pneus
correndo ate que a gasolina acabe em pane seca
a um palmo da linha de chegada…
EU SOU O RISCO que voce corre num carnavalde acabar fazendo amor embriagadacom um desconhecido na madrugada
sem camisinha sem pílula sem nada
só porque se sentiu excitada
descontrolada e carente
capaz de, de repente, alucinadamente
fazer amor com mais de um…
um na frente outro atrás
dois dentro e outro na mão
pedindo mais … mais …mais!
enquanto, de fora, vendo,
há mais três esperando a vez
e você fazendo o que nunca fez
porque só correndo riscos assim
acaba se lembrando de mim
EU SOU O RISCO que a cabeça de fósforo riscana lixa da caixa de onde saiupra por fogo num mundo que nunca existiu
acendendo um cigarro mata–rato
uma boca de fogão pra cozinhar feijão
o pavio da dinamite que vai mandar tudo pelos ares
como se fosse lava de vulcão
EU SOU O RISCO que você corre
de tomar um banho
de um traficante

um cara que nunca viu antes
numa esquina sinistra da cidade
onde ninguém te conhece como eu
onde você procura a chave de um cofre
um colar de pérolas, uma carta, um camafeu
ou tudo aquilo que escondendo de mim
você largou por aí e de você se perdeu
EU SOU O RISCO que pode te levar à morteou te dar a sorte de ganhar na loteria
apostando uma merreca num sorteio acumulado
ficando bilionária da noite para o dia
correndo o risco de ser sequestrada
bajulada por um bando de gentinha safada
adorada por pessoas frívolas que te acham simpática
cortejada por um bando de bichinhas tricoteiras
que querem te proteger das máquinas
máquinas de moer carne e ossos
máquinas de lavar calcinhas manchadas
EU SOU O RISCO de ser esse bilhete lotérico
que te enriqueceria
um bilhete que você acha que perdeu
não lembra em que bolso da calça enfiou
e corre o risco de começar a achar que
eu sou essa calça que você usou
a calça que contém o bilhete da sorte
a calça que eu tirei quando você me ganhou
a calça que escondia aquela calcina
a calça que, agora, está na máquina da morte
máquina de lavar memórias sujas
máquina de lavar calças usadas
e calcinhas úmidas…
EU SOU O RISCO que você corre de ser enganada
sendo feliz por um triz
ficando perdidamente apaixonada
pela pessoa errada
EU SOU O RISCO que se você não corrersua vida não vai valer nada
EU SOU O RISCO que você corre
quando as  pernas lhe faltam

sou como a última carta do baralho
o último dado a ser lançado
a peça do dominó que falta na mesa
a última vez que a roleta gira no cassino
a bala que falta no tambor do revólver
o dedo que está no gatilho
e roda a roleta russa
o tiro sai pela culatra
o destino, a carapuça…
EU SOU ESSE RISCOessa falta que nem falta faz
essa dor que não dói nem passa
essa sensação de perda
que a gente ganha quando a vida é derrotada
essa derrota que dá prêmios
pela morte, à revelia, conquistada
esse jogo sem fim
em que não se pode perder
nem uma única jogada
o risco fatal de se reconhecer um assassino
durante uma extraordinária gargalhada
EU SOU ESSE RISCO mecânico
o risco de rir da pessoa errada
na hora certa…
o risco que não lhe deixa alternativa
ou é tudo ou não será nada!
o risco que vai te levar pela mão
até onde não haverá mais chão
até onde o teto cai na tua cabeça
enquanto as paredes desabam
lá, onde o horizonte fica muito longe
onde não se vai à toa
e de onde não se volta nunca mais
EU SOU O TEU RISCO: me assume
e aceita a minha paz
vai  … arrisca: eu garanto que não há o que perder
mas não esqueça: se você ganhar alguma coisa, avise!para que eu me sensibilize
eu sou teu único risco:sou só teu!sem você eu não sou nada:  nada demais!
só um risco de grafite numa parede
um risco de giz num quadro negro
de uma escola demolida a cusparadas
um risco de vida
para quem não pode arriscar nada
gente que não vai nem pra frente nem pra trás…
gente paralisada pelo medo de arriscar a vida
gente para quem a vida não é nada demais…
vai: arrisca …. arrisca … arrisca…
eu sou a tua paz!
o teu risco de vida
o teu nunca mais
o risco do diamante no vidro
o risco de pegar Aids
o risco de ter um ataque cardíaco
o risco do bordado que não se borda mais
EU SOU O TEU RISCOaquilo que sem você nunca existirá
e que, com você, fará o possível
para que você se arrisque
e deseje da vida arriscada
mais … mais …mais!


Vitinho Andrade

9 comentários:

  1. Mas o que é uma vida sem RISCOS?


    bjkas

    ResponderExcluir
  2. OI AMIGO!

    CLARO, QUE TEM RISCOS QUE PODEMOS E DEVEMOS EVITAR, MAS TEM OUTROS QUE A VIDA NOS IMPÕEM, VEM DE GRAÇA, NÃO TEM COMO...
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Somos o risco, corremos riscos e estamos arriscado a tudo. Lindo!

    ResponderExcluir
  4. O fato de estar vivo já é um risco, afinal estar vivo se corre o risoc de morrer...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Entre os detalhes do "vazio" e o medo do risco. Arrisque-se!

    Demorei pra vir por aqui, porque ando lascada de coisas..rs..não to dando conta nem de desejar os desejos do meu eu...rsrsrs

    Bjus!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA AMIGO!
    RISCOS, VIVEMOS COM TODOS...

    PETER DRUCKER DISSE:

    “Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.”

    PARABÉNS PELA SUA POSTAGEM!
    ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS!

    ResponderExcluir
  7. E a vida é assim correndo um risco aqui, outro ali, estar vivo por si só é arriscado demais.
    Uma ótima semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Perfeito, Vitinho! A vida nua e crua, urbana e cheia de bocas famintas.
    Bjão

    ResponderExcluir